Notícias de saúde

Pais hipertensos, filhos hipertensos

31 de março de 2008 (Bibliomed). Confirmado: se os seus pais têm pressão alta, você tem uma grande possibilidade de também vir a ter esta condição.

Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins nos Estados Unidos acompanharam 1.160 homens, sendo a primeira avaliação feita quando eles eram estudantes de medicina, sendo a seguir avaliados anualmente. O estudo foi publicado no número de 24 de Março de 2008 da revista médica Archives of Internal Medicine.

Os resultados chegaram a algumas conclusões importantes:

• Homens cujos pais tinham hipertensão tiveram quatro vezes mais probabilidade de desenvolver este quadro na idade de 40 anos, em comparação com os homens cujos pais não tinham pressão arterial elevada.

• Homens cujos pais desenvolveram pressão arterial elevada aos 55 anos ou menos tiveram sete vezes mais probabilidades de desenvolver o quadro de hipertensão durante toda a sua vida adulta, em comparação com aqueles sem um dos pais sem hipertensão.

• Homens com ambos os pais, que tiveram início precoce de quadro de pressão arterial alta tiveram 20 vezes mais probabilidade de desenvolver hipertensão em si próprios aos 35 anos, em comparação com os homens cujos pais tinham pressão arterial normal.

Fonte: Archives of Internal Medicine, March 24, 2008; vol 168.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários