Publicidade

Notícias de saúde

Adesivos hormonais podem produzir complicações

11 de julho de 2007 (Bibliomed). A utilização de medidas para evitar a gravidez é uma prática utilizada por inúmeras mulheres, nos dias de hoje. Pode-se citar como exemplo, o uso de pílulas, o dispositivo intra-uterino (DIU) e os preservativos. Entre os métodos hormonais, devemos lembrar também os implantes subdérmicos e os adesivos. A escolha é feita conforme as características de cada mulher.

Uma publicação lançada pela revista Alternative Medicine, traz algumas informações sobre os riscos do uso de adesivos hormonais (Evra Ò ), com especial enfoque a trombose venosa.

O artigo relata alguns casos de mulheres que sofreram trombose, após o uso de adesivos hormonais, assim como o de uma jovem de 25 anos, que faleceu devido a formação de trombos em seus pulmões (tromboembolismo pulmonar) e pernas (trombose venosa) e que fazia o uso desse recurso anticoncepcional.

É sabido que as pílulas poderiam levar a essa complicação, principalmente em mulheres fumantes com mais de 35 anos. Contudo, os mesmos fatos ainda não haviam sido registrados com os adesivos hormonais.

Ciente dos problemas observados, o FDA (orgão controlador e responsável pela liberação de medicamentos nos Estados Unidos) promoveu dois estudos para avaliar os riscos e eficácias dos adesivos hormonais. Os resultados demonstraram que esse método apresenta um risco duas vezes maior de provocar tromboembolismo, comparado aos anticoncepcionais orais. Os adesivos são capazes de lançar grandes quantidades de estrógeno no sangue pela pele. Essas taxas podem ser até 60% superiores às alcançadas com o uso de pílulas comuns. Essa observação alertou as usuárias, com relação ao seu emprego. Mais informações podem ser obtidas no site:

www.fda.gov/cder/drug/infopage/orthoevra/default.htm

Fonte:http://www.alternativemedicine.com/common/news/store_news.asp?StoreNewsID=
13761&storeID=02AD61F001A74B5887D3BD11F6C28169

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: