Notícias de saúde

Fabricantes Vão Informar Sobre Radiação dos Celulares

HELSINQUE, Finlândia (Reuters) - Os fabricantes de telefones celulares pretendem colocar um selo em seus produtos a partir do próximo ano informando a quantidade de radiação que eles emitem, afirmaram grandes empresas do setor na segunda-feira.

A finlandesa Nokia, a maior fabricante do produto, a norte-americana Motorola e a sueca Ericsson trabalham em um padrão para medir as taxas de absorção específicas (SAR, na sigla em inglês), um parâmetro para medir a radiação emitida por telefones celulares.

"Estamos em um processo de ajustamento. O padrão SAR de medida deve estar pronto a partir do próximo ano", disse à Reuters o porta-voz da Nokia, Tapio Hedman.

"Uma vez que tenhamos chegado ao parâmetro, pretendemos divulgar as taxas de SAR para todos os nossos aparelhos", acrescentou.

A medida foi tomada enquanto ainda há dúvidas sobre se o uso de telefones celulares pode provocar câncer de pele ou outros danos à saúde.

"Esta é uma questão com a qual os consumidores se importam bastante e queremos que eles recebam toda a informação necessária", disse o porta-voz para a área de saúde e segurança da Ericsson, Mikael Westmark.

Pesquisas realizadas há vários anos nunca encontraram provas de que a radiação do telefone celular provoque danos à saúde, mas os cientistas afirmam que ainda é necessário investigar mais o assunto.

Atualmente, há 570 milhões de usuários do aparelho em todo o mundo. A Ericsson projeta que esse número chegue a 1,4 bilhão em cinco anos.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários