Notícias de saúde

Vacina contra melanoma: pesquisas estão sendo desenvolvidas

12 de junho de 2007 (Bibliomed). O melanoma é um dos mais graves e agressivos tipos de câncer de pele. O tratamento desta condição não mudou nas últimas décadas, e seus resultados nem sempre são realmente efetivos.

A revista médica American Journal of Clinical Dermatology publicou um artigo sobre uma nova terapia para o tratamento do melanoma, que está em estudo.

De acordo com a publicação, pesquisadores da Universidade de Griffith, na Austrália, e colaboradores estão desenvolvendo uma vacina contra o melanoma, a partir do melhor entendimento sobre a fisiologia desse tumor e a participação do nosso sistema de defesa na sua evolução. Segundo os autores, nosso organismo inadvertidamente cria um ambiente propício ao crescimento desse câncer, não impedindo o seu desenvolvimento. A compreensão desses aspectos levou os cientistas a ponderarem sobre a criação uma vacina, capaz de estimular o sistema imunológico a atuar contra o melanoma.

A atuação combinada da vacina, com potenciais adjuvantes, poderia auxiliar na elaboração de uma proteção imune contra esse câncer, segundo os cientistas. Outras vacinas com propósitos semelhantes (por exemplo, contra os cânceres de cólon e renal) também têm sido pesquisadas, o que nos faz ter esperança de que futuramente a imunoterapia será bem sucedida no tratamento dos pacientes com melanoma.

Fonte: American Journal of Clinical Dermatology 2007; 8 (3): 123 – 141 (19)

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários