Notícias de saúde

Radiação ultravioleta protege contra o câncer de próstata

25 de abril de 2007 (Bibliomed). O câncer de próstata é um dos tumores mais comuns no sexo masculino e sua freqüência aumenta drasticamente com o envelhecimento. Além disso, o tumor prostático associa-se com elevadas taxas de mortalidade, devendo ser pesquisado a partir da quinta década de vida. Os principais fatores de risco, implicados no surgimento do câncer de próstata, são a raça negra, e a presença de parentes próximos com diagnóstico da doença.

A radiação ultravioleta está associada com maior risco de ocorrência de tumores da pele. Esta radiação poderia atuar como fator de proteção contra o câncer de próstata, segundo afirmam um grupo de pesquisadores europeus que escreveram um estudo na revista American Journal of Epidemiology, em 2007. Assim, os autores postulam que os indivíduos com câncer de pele apresentam menor risco de desenvolver tumor prostático, em comparação à população geral.

Participaram da pesquisa 13.541 homens, com diagnóstico de câncer de pele, os quais foram acompanhados por 25 anos a fim de se definir a freqüência de detecção de tumor prostático. A incidência de câncer da próstata nestes participantes foi comparada com as estatísticas populacionais de ocorrência do tumor.

Os resultados apresentados revelaram que os doentes com câncer de pele estavam sob menor risco de desenvolver tumor prostático, em comparação à população geral. O desenvolvimento de câncer da próstata avançado também foi menor dentre os participantes com tumores de pele, o que sugere um efeito da radiação ultravioleta, na inibição da progressão do tumor prostático.

Assim, os autores concluem que estes resultados corroboram a suposição, de que a radiação ultravioleta atua como protetora contra o surgimento de câncer da próstata.

Fonte: American Journal of Epidemiology 2007; 165 (8): 966 – 972; doi:10.1093/aje/kwk084.

  • Leia mais e comente esta notícia no Blog de Boa Saúde.
  • Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

    Faça o seu comentário
    Comentários