Notícias de saúde

Mutirão Nacional de Cirurgia Pediátrica

22 de março de 2007 (Bibliomed). No dia 28 de julho de 2007, será realizado o Mutirão Nacional de Cirurgia Pediátrica. O mutirão, que está sendo organizado pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), visa reduzir as atuais filas de crianças à espera desse tipo de intervenção, existentes em muitos hospitais do país, especialmente os públicos.

De acordo com o presidente da CIPE, Prof. Dr. José Roberto de Souza Baratella, médicos voluntários deverão realizar principalmente as cirurgias ambulatoriais - como de hérnias, fimose, hipospadia, testículos fora de lugar e retirada de cistos -, que dispensam a internação do paciente. "Com essa iniciativa, pretendemos beneficiar as crianças portadoras dessas doenças menos complexas do ponto de vista cirúrgico, diminuindo o tempo de espera, e, indiretamente, também as que apresentam casos mais complicados, que necessitam internação pós-operatória", comenta.

Segundo ele, o mutirão se destina especialmente a solucionar os casos já cadastrados nos hospitais do país, pois novos pacientes dificilmente poderão ser atendidos no dia 28 de julho. "Posteriormente os novos casos deverão ser absorvidos pelo movimento normal dos hospitais, os quais estarão menos congestionados, com atendimento mais ágil, após o mutirão", pondera Baratella.

Nos próximos meses a entidade, juntamente com suas unidades estaduais, procurará envolver as secretarias municipais e estaduais do país nesse esforço concentrado, para agregar o maior número de hospitais públicos, o mesmo ocorrendo com as unidades privadas.

Os interessados em participar dessa iniciativa da CIPE - unidades hospitalares e profissionais - devem entrar em contato com a associação por meio dos telefones (11) 3814-6947 e 3032-8955 ou pelo e-mail cipe@uol.com.br.

  • Comente sobre este assunto no Blog de Boa Saúde.
  • Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

    Faça o seu comentário
    Comentários