Notícias de saúde

Canela Pode Ajudar Diabético a Controlar Açúcar no Sangue

Por Suzanne Rostler

NOVA YORK (Reuters Health) - Pessoas com diabete do tipo 2 podem melhorar sua capacidade de regular o açúcar no sangue adicionando um pouco de sabor em sua vida, afirmam pesquisadores.

Em descobertas preliminares, a canela ajudou células adiposas a reconhecer e responder à insulina, o hormônio que remove o excesso de glicose (açúcar) no sangue e o deposita dentro das células.

Em um teste feito em laboratório e em estudos com animais, a especiaria pareceu aumentar o metabolismo de glicose em cerca de 20 vezes, disse Richard Anderson, do Centro de Nutrição Humana de Maryland, uma divisão do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

"Esta é uma forma muito boa de melhorar o açúcar no sangue com uma maneira e custos mínimos", disse Anderson. "Isso pode ajudar milhões e milhões de pessoas."

A maioria dos mais de 16 milhões de norte-americanos que sofrem de diabete tem a diabete do tipo 2, uma doença em que as células não conseguem reconhecer a insulina. Como resultado, a quantidade de açúcar no sangue permanece alta, levando à fadiga e deixando a visão turva. A longo prazo, o excesso de glicose no sangue pode aumentar o risco de enfarte, insuficiência renal e cegueira.

A diabete é a sexta maior causa de morte nos Estados Unidos, de acordo com a Associação Americana de Diabetes.

Anderson explicou que sua pesquisa mais inédita demonstra que um composto na canela - polímero de metil-hidroxi calcona (MHCP) - faz com que as células adiposas respondam mais à insulina ativando a enzima que faz com que a insulina se una a células e inibindo a enzima que bloqueia este processo.

"O que você tem é um sistema altamente eficaz", afirmou Anderson.

Embora ainda seja muito cedo para recomendar a especiaria como um tratamento regular para a diabete do tipo 2, Anderson disse que os pacientes podem tentar adicionar um quarto de uma colher de chá de canela em seus alimentos.

"O pior que irá acontecer é que ela não fará bem algum e o melhor é que ela irá ajudar dramaticamente", afirmou Anderson.

Testes clínicos utilizando um extrato de canela em humanos devem ser iniciados em seis meses, acrescentou Anderson.

A diabete do tipo 2 é diagnosticada com maior frequência em adultos com mais de 45 anos que estão acima do peso. Um número crescente de crianças e adolescentes em todo o mundo estão desenvolvendo a doença em taxas crescentes de obesidade e estilos de vida sedentários.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários