Notícias de saúde

Dor nos pés, um sintoma da artrite reumatóide juvenil.

28 de dezembro de 2006 (Bibliomed). A dor nos pés está presente em grande parte dos pacientes portadores de artrite reumatóide juvenil. A publicação, apresentada na revista The Foot, de dezembro de 2006, foi baseada na pesquisa desenvolvida pela Escola de Saúde e Cuidados Sociais da Universidade Glasgow Caledonian e pelo Departamento de Esportes, Saúde e Ciência do Exercício da Universidade de Hull, na Inglaterra.

A dor nos pés em pacientes portadores de artrite reumatóide juvenil está relacionado com a dificuldade para caminhar e inicia-se precocemente nessa doença, sem dar manifestações prévias para o seu surgimento.

Para se levantar uma estimativa de aproximadamente quantas pessoas portadoras de artrite reumatóide juvenil, sofrem com o problema, aplicou-se um questionário a 200 pacientes previamente selecionados, os quais tiveram o diagnóstico de artrite reumatóide juvenil realizado nos últimos quatro anos. Os resultados dos questionários foram subdivididos posteriormente em quatro categorias de incapacidade física, decorrentes da evolução da doença.

De acordo com os resultados os pesquisadores concluíram que grande parte dos pacientes portadores de artrite reumatóide juvenil desenvolve incapacidade de caminhar e dor em decorrência da evolução da doença, sendo esse fato de grande importância para a elaboração de um esquema adequado de tratamento. .

Fonte: The Foot, 2006; 16: 201 – 207 (December 2006).

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários