Notícias de saúde

Anorexia nervosa nos homens é mais fácil de tratar

15 de dezembro de 2006 (Bibliomed). O tratamento da anorexia nervosa tem uma melhor resposta em homens do que nas mulheres. Esta foi a conclusão de um novo estudo publicado na última edição da revista International Journal of Eating Disorders.

A anorexia nervosa é muito mais comum nas mulheres do que nos homens; assim, a maneira como a doença evolui nos homens tem sido pouco estudada. Até agora, assumia-se que a anorexia nervosa, uma vez tratada, tivesse uma evolução semelhante tanto nos homens, quanto nas mulheres.

Segundo o novo estudo, baseado em dados de um registro nacional sueco, a anorexia tem um prognóstico diferente nos dois gêneros. Os pesquisadores identificaram 61 homens jovens, nascidos entre 1968 e 1977 e que haviam sido hospitalizados por anorexia entre 1987 e 1992. A idade média dos indivíduos era de 15 anos. Os dados dos pacientes foram comparados com os da população em geral, em relação a nível sócio-econômico, dados de saúde (outros diagnósticos psiquiátricos, internações por anorexia nervosa, abuso de álcool e/ou drogas, tentativas de suicídio), e evolução social (afastamento do trabalho, nível educacional, pensão por doença, e viver com os pais).

Os resultados mostraram que existem algumas diferenças, entre pacientes do sexo masculino, portadores da anorexia nervosa, e a população masculina que não apresentava esta condição.

Entretanto, em relação à evolução da saúde, os resultados foram os mesmos, tanto entre os pacientes masculinos tratados, portadores da anorexia nervosa, como entre os indivíduos deste sexo da população em geral.

Fonte: International Journal of Eating Disorders. 2006, Volume 39, Issue 8 , Pages 662 – 666.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários