Notícias de saúde

Operar de catarata faz dirigir melhor

08 de novembro de 2006 (Bibliomed). A cirurgia de catarata é um dos procedimentos médicos mais comuns realizados em todo o mundo.

Um novo estudo, publicado na última edição da revista British Journal of Ophthalmology, procurou pesquisar se a cirurgia de catarata bilateral pode melhorar o desempenho dos motoristas, e se isso pode ser predito por alterações na função visual.

Na pesquisa, vinte e nove participantes idosos, com catarata bilateral e 18 participantes com visão normal como controle foram testados. Todos eram habilitados para dirigir automóveis. A direção e performance visual foram avaliadas, antes da cirurgia de catarata e após a cirurgia do segundo olho, para os participantes com catarata, e em duas ocasiões separadas para o grupo controle.

Nos resultados encontrados, os participantes com catarata apresentaram desempenho significativamente pior no primeiro teste de direção, quando comparados ao grupo controle. Entretanto, após a cirurgia, o desempenho melhorou de forma significativa, para níveis semelhantes ao dos controles.

Os investigadores concluíram que os indivíduos, depois de operados de catarata, apresentaram uma melhora significativa da sua forma de dirigir.

Fonte: Br J Ophthalmol 2006; 90: 1277-1280.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários