Notícias de saúde

Gêmeas têm menopausa mais precoce

07 de novembro de 2006 (Bibliomed). Pesquisadores do Weill Medical College, da Cornell University, de Nova York acabam de fazer uma interessante descoberta: após terem estudado mais de 800 pares de mulheres gêmeas (idênticas e não idênticas), concluíram que elas apresentam uma probabilidade maior de evoluírem para menopausa prematura, quando comparadas com outras mulheres.

Foi observado que uma disfunção prematura dos ovários ocorre nestas mulheres, antes da idade de 40 anos, o que resulta em uma menopausa antecipada. Esta é uma condição rara, que geralmente afetam uma em cada 100 mulheres.

No estudo, publicado na edição on-line da revista Human Reproduction, os investigadores mediram a prevalência de disfunção ovariana prematura, entre 832 pares de gêmeas, registradas em bases de dados da Austrália e do Reino Unido. Em seguida, eles compararam seus achados, com dados de um grupo de 3400 mulheres holandesas.

Os resultados mostraram, que a menopausa prematura, apresentou uma incidência três a cinco vezes maior entre as gêmeas, porém mais estudos são necessários para que se estabeleçam as causas para tal ocorrência.

Fonte: Human Reproduction, Oct. 25, 2006 on-line edition

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários