Notícias de saúde

Rimonabant pode ser eficaz contra diabetes

06 de novembro de 2006 (Bibliomed). Pacientes com sobrepeso ou obesidade, portadores de diabetes, e que usaram o novo medicamento rimonabant (Acomplia®) por um ano, associado a dieta e exercícios, apresentaram uma modesta porém significativa melhoria, em seu controle da taxa de açúcar no sangue (glicemia), e do colesterol, juntamente com uma pequena perda de peso.

Isto é o que indicam os resultados de um novo estudo publicado na edição on-line da revista The Lancet. Na nova pesquisa, 1047 indivíduos com obesidade ou sobrepeso, e portadores de diabetes de tipo II, que também já vinham fazendo uso de hipoglicemiante oral, foram designados de maneira aleatória para receber um placebo, ou 5 mg de rimonabant, ou 20 mg de rimonabant por dia.

Após um ano de tratamento, os pacientes que receberam a maior dose do rimonabant haviam tido uma perda de peso de 5,300 kg, comparado com uma perda de 1,360 kg no grupo de placebo, e uma perda de 2,270 kg, no grupo que usou o rimonabant, na dose de 5 mg ao dia.

Os pacientes que ingeriram a maior dose do medicamento também mostraram uma maior diminuição na medida da cintura, nos níveis de colesterol HDL, nos níveis de triglicérides, e nas taxas de glicemia. Segundo os pesquisadores, a melhoria das taxas de colesterol e de glicose foi duas vezes superior à que seria esperada, apenas como conseqüência da perda de peso, indicando que o rimonabant melhoraria estes fatores de risco para o diabetes.

Fonte: The Lancet. DOI:10.1016/S0140-6736(06)69571-8. Early Online Publication, 27 October 2006

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários