Notícias de saúde

O barman agradece!!!

25 de outubro de 2006 (Bibliomed). A proibição do cigarro, nos bares da Escócia, pode ter um rápido efeito benéfico positivo, nos pulmões dos atendentes e outros trabalhadores destes estabelecimentos. Isso é o que mostra novo estudo publicado na revista JAMA - The Journal of the American Medical Association.

Segundo o estudo, a proibição do cigarro nos bares da Escócia entrou em vigor no mês de Março de 2006. Os pesquisadores, da Universidade de Dundee, estudaram 77 trabalhadores em bares da Escócia, e que não fumavam. Os exames foram feitos antes e depois da proibição entrar em vigor.

Os empregados responderam a perguntas, realizaram exames clínicos e testes de função pulmonar. Antes da suspensão do cigarro, 80% dos empregados relataram sintomas pulmonares, tais como tosse e falta de ar.

Mas passado apenas 1 mês da proibição do cigarro nos bares, a porcentagem das pessoas com sintomas caiu para 53%, e passados 60 dias, caiu ainda mais, para 47%. Além disso, ocorreu uma melhora geral da função pulmonar, quando realizados testes correspondentes.

Fonte: JAMA - The Journal of the American Medical Association. Oct. 11, 2006; vol 296: pp 1742-1748.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários