Notícias de saúde

DDT volta a ser usado no combate à malária

27 de setembro de 2006 (Bibliomed). A Organização Mundial de Saúde (OMS) acaba de anunciar que a utilização do inseticida DDT, irá novamente se tornar uma peça fundamental nos seus esforços de combate à malária. A OMS está agora recomendando o uso da substância no interior das casas, não apenas nas áreas de epidemia, mas também em locais onde a malária se mantém com taxas constantes e com altos índices de transmissão. A decisão vem quase trinta anos após o DDT e outros inseticidas terem sido abandonados, no controle da malária.

A Organização Mundial de Saúde promovia ativamente o uso de spray de DDT no interior das casas, para controle da malária até o início dos anos 80; naquela ocasião, entretanto, preocupações com a saúde das pessoas expostas ao inseticida e também preocupações com o meio ambiente levaram a organização a suspender o uso da substância, passando a colocar suas prioridades em outras maneiras de prevenção.

Extensas pesquisas e testes feitos desde então demonstraram que, desde que bem aplicado, o DDT pode ser usado no interior das casas, sem que venha a se constituir em elemento de perigo para os seres humanos, ou para o meio ambiente.

O texto integral do comunicado da OMS pode ser lido no endereço http://www.who.int/mediacentre/news/releases/2006/pr50/en/index.html

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários