Notícias de saúde

Pacientes submetidas a implante de prótese mamária sob maior risco de cometer suicídio

27 de abril de 2006 (Bibliomed). Um grande estudo de acompanhamento de pacientes, submetidas a implantes cosméticos de mama, publicado na revista Epidemiology, sugeriu um aumento no risco destas mulheres virem a cometer suicídios.

Um grupo de 12.144 pacientes, submetidas a implante mamário, entre 1960 e 1968 e 3.614 pacientes submetidas a outros tipos de cirurgias plásticas, no mesmo período, foi acompanhado durante 20 anos. Neste grupo, um total de 443 pacientes, pós-implante e 221 outras pacientes, que foram submetidas a algum tipo de cirurgia plástica, foram identificadas como já tendo falecido.

Apesar das evidências de que o implante mamário possa interferir na visualização e análise das mamografias, não houve nenhuma evidência de que as pacientes pós-implante tivessem apresentado um risco mais alto de morte por câncer de mama, quando comparadas com a população geral, ou com outras pacientes da cirurgia plástica.

O estudo identificou, que as mulheres que receberam implante mamário, tiveram um risco mais elevado do que a média de cometerem suicídio. E tinham uma probabilidade duas vezes maior do que as pacientes de outros procedimentos cosméticos, para tirarem as próprias vidas.

Fonte: Epidemiology. 17(2):162-169, March 2006.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários