Notícias de saúde

Droga abortiva ligada a duas mortes nos Estados Unidos

29 de março de 2006 (Bibliomed). O FDA (Food and Drug Administration dos EUA) recebeu informações acerca de 2 mortes que se seguiram a abortos médicos, na qual foi utilizada a droga RU-486 (Mifeprex).

As informações foram passadas à agência pelo próprio fabricante da droga, Danco Laboratories. As causas da morte não são ainda conhecidas, porém o FDA está avisando aos médicos, para que mantenham os procedimentos de protocolo padrão e que observem sinais de ocorrência de infecções.

Anteriormente, em julho de 2005, o FDA havia divulgado um alerta público após ter tomado conhecimento da morte de quatro mulheres americanas que haviam sido submetidas a abortos médicos usando o RU-486 combinado com o misoprostol. Todas as quatro pacientes haviam falecido por septicemia, e todas elas apresentaram culturas positivas para infecção pela bactéria Clostridium sordellii. Naquela ocasião, o FDA testou várias amostras do medicamento e não encontrou sinais de contaminação pelo Clostridium sordellii.

Não se sabe até o momento se as duas mortes mais recentes foram causadas por sepse ou se ocorreu qualquer tipo de envolvimento da bactéria Clostridium sordellii.

Fonte: FDA, "FDA Public Health Advisory: Sepsis and Medical Abortion Update: March 17, 2006." FDA: "Mifeprex (mifepristone) Information". News release, FDA.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários