Notícias de saúde

Exubera é a primeira insulina inalatória a ser aprovada pelo FDA

10 de fevereiro de 2006 (Bibliomed). O medicamento Exubera é uma insulina humana em pó, inalatória e de ação rápida, utilizada antes das refeições. Ela é inalada pela boca e absorvida pelos pulmões, por meio de um dispositivo de fácil manuseio.

O medicamento foi desenvolvido ao longo de 10 anos pela parceria entre Pfizer, Sanofi-Aventis e Nektar Therapeutics, empresa especializada em dispositivos. Exubera representa uma grande inovação no tratamento do diabetes - será a primeira opção não injetável de insulina desde a descoberta dessa substância na década de 20.

Na semana passada, o Exubera foi finalmente liberado para uso humano pelo FDA (Food and Drug Administration dos Estados Unidos), e deverá ser comercializado nos EUA a partir do segundo semestre de 2006. O uso do medicamento, entretanto, não foi aprovado para menores de 18 anos.

O Exubera, por ser uma droga inalatória, não deve ser usado por tabagistas ou pessoas que abandonaram o cigarro, ou por portadores de asma, bronquite ou enfisema.

Fonte: FDA News Release

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários