Notícias de saúde

Câncer anal é causado pelo papiloma vírus humano

31 de janeiro de 2006 (Bibliomed). O câncer intra-epitelial anal é uma conseqüência da infecção crônica pelo HPV (Human Papiloma Virus) no canal anal e parece ser dirigida por cargas virais elevadas deste vírus. Nos homens que têm relação sexual com outros homens e com parceiros múltiplos, a infecção pelo HPV não diminui com a idade, ao contrário dos pacientes heterossexuais.

A neoplasia (câncer) intra-epitelial anal é igualmente prevalente em diferentes grupos de idade, em homens que se relacionam sexualmente com outros homens, mas em outros aspectos conhecidos a história natural assemelha-se à neoplasia intra-epitelial do colo do útero.

Os pacientes HIV positivos que praticam o coito anal receptivo estão em risco mais elevado de neoplasia intra-epitelial anal.

Um artigo de revisão publicado na mais recente edição da revista especializada Current Opinion in Infectious Diseases concluiu que há uma necessidade de estudos maiores, prospectivos, em homens que se relacionam sexualmente com outros homens e em pacientes HIV positivos para uma compreensão adicional desta doença e avaliação de estratégias eficazes de tratamento.

Fonte: Current Opinion in Infectious Diseases. 19(1):62-66, February 2006.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários