Publicidade

Notícias de saúde

Menopausa em mulheres mais jovens ligada a mortalidade precoce

16 de dezembro de 2005 (Bibliomed). Várias pesquisas sugeriram que a ocorrência da menopausa em uma idade jovem poderia estar associada com risco aumentado de mortalidade por todas as causas.

Dados de um grupo de pacientes dos Estados Unidos foram usados para examinar a relação entre idade da menopausa natural e a mortalidade por todas as causas e por causa específica entre mulheres que nunca haviam usado terapia de reposição hormonal, que não fumavam e que apresentaram menopausa natural entre as idades de 40 e 54 anos. A pesquisa foi publicada na revista American Journal of Epidemiology de dezembro de 2005.

Depois de 20 anos de seguimento entre 1982 e 2002, haviam ocorrido 23.067 mortes entre 68.154 mulheres do estudo. No geral, os investigadores encontraram que as mulheres que apresentaram a menopausa entre as idades de 40 e 44 anos tiveram um risco de 4% mais elevado de morte por qualquer causa comparada com as que tiveram o seu último período menstrual logo após os cinqüenta anos de idade. Este aumento no risco foi em grande parte devido a taxas de mortalidade mais elevadas de doença coronária, doença respiratória, infecção geniturinária e causas externas.

Fonte: Am. J. Epidemiol. 2005 162: 1089-1097.

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: