Notícias de saúde

Área Agriculturável Mundial Pode ter Até 10 Bilhões de Pessoas

HAMBURGO (Reuters) - As atuais áreas mundiais de plantio têm potencial para suportar dez bilhões de pessoas, quase duas vezes a população do mundo, mas doenças, problemas climáticos e escassez de água arruinam a produção de alimentos. A conclusão de cientistas foi divulgada na terça-feira.

Conforme declarou em uma conferência sobre ciências de sementes, Hartwig Geiger, professor de genética da Universidade de Hohenheim, mais de 50 por cento do potencial da produção é perdido por doenças, condições climáticas, escassez de água e pesquisas inadequadas.

Outro geneticista presente ao congresso, Hubert Spiertz concordou com os dados de Geiger mas alertou, em entrevista coletiva no último dia do congresso internacional, que o potencial total da produção das áreas agriculturáveis do mundo jamais poderiam ser alcançado.

Na opinião de Geiger, a pesquisa genética e o desenvolvimento de sementes modificadas geneticamente podem fornecer respostas para os problemas de subnutrição como a falta de pró-vitamina A.

Conforme o Organização Mundial da Saúde, 125 milhões de crianças em todo o mundo têm deficiência de pró-vitamina A, que nos piores casos pode levar a cegueira. A deficiência é mais severa em países onde o arroz é a base da dieta. Conforme Geiger, o desenvolvimento recente de uma variedade de arroz geneticamente modificado pode fornecer 80 por cento do mínimo requerido da quantidade de pro-vitamina A.

O congresso alertou em declaração que a falha em alimentar uma população crescente de forma sustentável pode levar a enormes danos ambientais, deslocamentos sociais e a uma redução do crescimento econômico que afetará o mundo inteiro.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários