Notícias de saúde

Tendências globais na transmissão do HIV ainda indicam crescimento da epidemia

01 de dezembro de 2005 (Bibliomed). Acaba de ser lançado em 19 cidades do mundo o Relatório UNAIDS/ Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a situação atual da disseminação e controle do HIV em todo o mundo. O lançamento principal teve lugar em Nova Deli, na Índia.

O relatório conjunto este ano enfoca a prevenção do HIV, e foi lançado em preparação ao Dia Mundial da AIDS, marcado para primeiro de dezembro.

Existem novas evidências de que as taxas de infecção pelo HIV diminuíram em certos países, e isso demonstra mudanças no comportamento para prevenir a infecção - tais como o aumento no uso de preservativos, retardo da primeira experiência sexual e menos parceiros sexuais – e que tiveram um papel-chave neste declínio.

O novo relatório também indica, porém, que as tendências globais na transmissão do HIV ainda estão aumentando, e que maiores esforços de prevenção contra o HIV são necessários para reduzir a velocidade da epidemia.

Novos dados mostram que na América Latina, no leste europeu e particularmente na
Ásia, a combinação do uso de drogas injetáveis e trabalho sexual está estimulando a
disseminação da epidemia, e os programas de prevenção estão falhando na forma de lidar com essa combinação. O relatório mostra como programas sustentados, intensivos, em diversos ambientes, ajudaram a produzir redução na incidência de HIV – entre jovens em
Uganda e Tanzânia, entre trabalhadores do sexo e seus clientes na Tailândia e na Índia, e
entre usuários de drogas injetáveis na Espanha e no Brasil.

O relatório observa que, sem medidas de prevenção ao HIV, cerca de 35% das crianças nascidas de mulheres soropositivas contrairão o vírus; enquanto a transmissão vertical foi virtualmente eliminada dos países industrializados e a cobertura dos serviços está melhorando em muitos outros lugares, ela ainda falha na maior parte da África subsaariana.
Um aumento acelerado dos serviços é necessário com urgência para reduzir essa situação inaceitável.

Para baixar o relatório completo da UNAIDS/OMS, visite o link http://www.unaids.org/epi2005/doc/report_pdf.html.

Leia também:

A Prevenção da AIDS

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários