Notícias de saúde

Descoberto gene responsável pelo medo

24 de novembro de 2005 (Bibliomed). Uma nova descoberta, publicada na revista científica Cell, pode conduzir a novos tratamentos para distúrbios mentais tais como o estresse pós-traumático e a ansiedade. Investigadores dos Estados Unidos podem ter descoberto o gene que regula a produção da proteína responsável pelo sentimento do Medo.

Pesquisadores de 4 diferentes e renomadas instituições norte americanas levantaram questões relacionadas aos mecanismos moleculares do medo instruído e do medo inato, considerando que poucas informações existem a respeito deste assunto.

O gene, conhecido como estatmina ou oncoproteina 18, é altamente concentrado na amídala, uma região do cérebro associada ao medo e à ansiedade.

Camundongos modificados geneticamente de modo a não produzirem a estatmina apresentaram irregularidades no cérebro, e tinham menor possibilidade de se lembrarem de respostas condicionadas pelo medo, informaram os investigadores.

Além disso, os camundongos mostraram comportamento incomum. Estes animais de um modo geral evitam espaços abertos instintivamente, mas os camundongos sem estatmina não mostraram nenhum medo e freqüentemente exploraram áreas mais abertas que camundongos normais.

Fonte: Cell - Vol 123, 697-709, 18 November 2005.

Copyright © 2005 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários