Notícias de saúde

Terapia Genética Reduz Tamanho de Tumor de Próstata em Ratos

Por Stephen Pincock

NOVA YORK (Reuters Health) - Usando terapia genética, pesquisadores norte-americanos tem reduzido o tamanho de tumores de próstata em ratos. Os investigadores esperam que este aporte, o uso de um gene chamado pHyde, possa ser efetivo para tratar homens com câncer de próstata em estágio avançado.

Os resultados com ratos "vão apoiar testes clínicos para investigar o uso da terapia genética com pHyde em homens com câncer de próstata em estágio avançado, atualmente sem esperança no combate à doença, e converter estes pacientes em candidatos à cirurgia", disse à Reuters Health, o coordenador da equipe de pesquisadores, Yi Lu.

A equipe de Lu, formada por pesquisadores da Universidade do Tennessee e da companhia de biotecnologia Genotherapeutics Incs, sediada em Memphis, injetou células de câncer de próstata humanas em ratos para gerar tumores.

Cerca de um mês depois quando o tumor estava com um determinado tamanho, os pesquisadores injetaram vírus de resfriado comum carregados com o gene pHyde diretamente nos tumores.

"A injeção viral é feita apenas uma vez", Lu disse à Reuters Health. Depois de 53 dias da injeção da terapia genética "a carga do tumor nos ratos tratados com vírus pHyde era 25 por cento menor que o tamanho do tumor dos ratos do grupo de controle que não foram tratados. Portanto, foi muito efetivo para reduzir o tamanho, ainda que não possa eliminar o tumor".

Na edição de agosto do jornal Cancer Research (Pesquisa do Câncer), a equipe de Lu explicou que o pHyde é um gene que causa a morte das células.

Em colaboração com a Genotherapeutics, Lu está investigando seus possíveis efeitos anticâncer contra outros tipos de tumor. A companhia também está desenvolvendo um estudo sobre câncer de próstata que será iniciado depois da aprovação da FDA, agência de controle de drogas e medicamentos dos Estados Unidos.

O câncer de próstata é a segunda maior causa de mortes por câncer em homens, depois do câncer de pulmão. A American Cancer Society (Sociedade Americana de Câncer), estima que 32 mil homens nos Estados Unidos morram por esta doença durante o ano de 2000 e cerca de 184 mil novos casos de câncer de próstata sejam diagnosticados.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários