Publicidade

Notícias de saúde

Anticoncepcionais aumentam a gordura corporal em mulheres atletas

30 de agosto de 2004 (Bibliomed).  Poderia a pílula anticoncepcional afetar o desempenho das mulheres atletas? Esta é a pergunta que pesquisadores do Instituto Karolinska na Suécia buscaram responder.

Já era sabido que mulheres que praticam esportes muito intensos têm uma maior incidência de problemas menstruais, tais como uma menstruação curta ou até mesmo a ocorrência de amenorréia (ausência de menstruações). Para combater estes distúrbios, anticoncepcionais orais são freqüentemente prescritos para atletas de competição, como forma de regular os seus ciclos menstruais.

Porém, os anticoncepcionais orais podem levar a ganho de peso. Assim os pesquisadores buscaram analisar se o uso destes medicamentos poderia vir a afetar negativamente o desempenho das atletas. Na pesquisa, foram analisadas 26 atletas que praticavam atividades físicas muito fortes (sendo metade delas com ciclos menstruais irregulares); as mulheres foram comparadas com outras doze, não atletas, e com ciclos menstruais normais.

Todas as 36 mulheres receberam anticoncepcionais por 10 meses. As atletas com ciclos anormais e que usaram anticoncepcionais orais tiveram um aumento de peso e de gordura corporal. Mas não ocorreram mudanças na massa muscular.

Um aumento na gordura corporal poderia afetar negativamente a performance atlética. Mas a gordura adicional que se acumulou teve um impacto mínimo na força, resistência e desempenha atlético nas mulheres deste pequeno estudo.

Os resultados dessa pesquisa foram publicados no número de setembro da revista Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism.

Fonte: Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism; vol 89: pp 4363-4370

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: