Notícias de saúde

Tom de Voz "Oco" Pode Ser Sinal de Intenção de Suicídio

LONDRES (Reuters) - Um tom de voz "oco", ou "cavernoso", pode ser um sinal precoce e importante de que alguém está pensando seriamente em suicídio.

A constatação, publicada na edição de quarta-feira da revista New Scientist, é resultado da pesquisa de Stephen Silverman, psiquiatra da Universidade de Yale.

O pesquisador notou que o tom de voz dos pacientes muda quando eles têm sentimentos suicidas.

Depois de comparar a gravação de 64 entrevistas de pacientes deprimidos com as vozes de outras 33 pessoas que não sofriam de depressão, Silverman notou que aqueles que corriam maior risco eram os que falavam com um tom de voz profundo e sem eco, que ele chama de "voz da tumba".

Silverman destacou dois sinais chaves de aviso: tom de voz mais alto e uma variação reduzida de frequências ao pronunciar vogais.

"O objetivo é ter um sistema diagnóstico para serviços de emergência ou serviços de ajuda por telefone. Pode ajudar voluntários em serviços telefônicos de emergência a responder à pergunta: essa pessoa está em perigo de se suicidar?", declarou à revista Mitchell Wilkes, integrante da equipe de Silverman.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários