Notícias de saúde

Mulheres mantêm seios mais firmes após a menopausa

26 de Março de 2004 (Bibliomed). Um novo estudo indica que as mulheres atualmente têm seios mais firmes do que as mulheres de algumas décadas atrás, devido a apresentarem tecido mamário mais denso após a menopausa. Esta alteração torna os exames de mamografia potencialmente mais difíceis de interpretar, ocasionando biópsias desnecessárias.

Geralmente, a mama das mulheres fica menos densa à medida que elas envelhecem, indicando a presença de um tecido mais gorduroso. Esta mudança faz com que alterações das mamas, como tumores, fiquem mais visíveis em exames de mamografia. Mas os investigadores estão observando que esta mudança no tecido mamário não está acontecendo em algumas mulheres.

A manutenção de um tecido mamário mais denso pode ser devida a mudanças nos padrões de amamentação e de gestação de filhos - as mulheres tem tido filhos em uma idade mais elevada, e algumas até mesmo não tem filhos. Mulheres que deram à luz desenvolvem um tecido mamário mais gorduroso do que as mulheres sem filhos, informam os pesquisadores.

Os achados foram apresentados na semana passada na 4th European Breast Cancer Conference. Os investigadores analisaram uma amostra de 2.000 mamografias - surpreendentemente, um quarto das mulheres de 50 a 69 anos teve um padrão de mama densa em seus exames de mamografia.

Fonte: 4th European Breast Cancer Conference

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários