Notícias de saúde

Órgão americano recomenda medicamentos de menor custo no tratamento da hipertensão

9 de Março de 2004 (Bibliomed). Os National Institutes of Health (NIH) dos Estados Unidos estão planejando usar cerca de 600 médicos proeminentes nos Estados Unidos, Canadá, e Porto Rico com a finalidade de promover o uso de medicamentos de menor custo para tratar a hipertensão.

O gasto anual de drogas anti-hipertensivas nos Estados Unidos é de aproximadamente 15 bilhões de dólares, respondendo por 10% do gasto total do país em medicamentos. A iniciativa dos NIH é a primeira em que se tenta promover uma mudança nos hábitos de prescrição dos médicos.

Um estudo publicado na revista JAMA - Journal of the American Medical Association - em 2002 mostrou que os diuréticos poderiam ser mais efetivos em tratamentos da hipertensão do que a enzima de conversão da angiotensina ou os bloqueadores de canais de cálcio, e terem um custo muito mais baixo. O estudo, conhecido como "Antihypertensive and Lipid Lowering to prevent Heart Attack Trial" (ALLHAT), foi seguido depois por recomendações aos médicos através de um Consenso, que foi publicado e divulgado.

Como o impacto inicial desta divulgação dos resultados foi pequeno, os NIH estão pretendendo agora realizar esta campanha através de profissionais "formadores de opinião", além de divulgar os resultados na população em geral.

Fontes: JAMA 2002;288: 2981-97; British Medical Journal 2004;328:539 (6 March)

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários