Notícias de saúde

Hormônio do crescimento pode acelerar perda de peso

19 de Fevereiro de 2004 (Bibliomed). Um novo estudo mostra que pessoas obesas têm níveis circulatórios abaixo normal do hormônio do crescimento, o que pode dificultar a perder peso.

Pesquisadores verificaram que o uso de baixas doses do hormônio de crescimento por via injetável ajudou tanto homens como mulheres a perder tecido gorduroso, sem afetar a massa muscular.

O novo estudo, publicado este mês na revista The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, analisou os efeitos de administrar doses baixas do hormônio de crescimento a pessoas obesas. Os cientistas dizem que estudos anteriores, com a mesma finalidade, utilizaram doses muito altas de hormônio do crescimento, o que levou à ocorrência de uma série de efeitos colaterais, impedindo o uso do hormônio com a finalidade de "queimar" as gorduras .

Na pesquisa, foram avaliados 59 pacientes, tanto homens quanto mulheres, cujo índice de massa corpórea médio (IMC) era 37. Os participantes foram divididos em dois grupos: um para receber o hormônio do crescimento injetável, e outro que usou injeções de placebo. Os pacientes analisados não sabiam se estavam usando o hormônio ou o placebo. Todos os pacientes foram orientados em relação a fazerem uma dieta, que foi prescrita, e também orientados quanto a realização de atividade física.

Nos resultados obtidos, o grupo de pacientes que recebeu o hormônio do crescimento teve uma perda de tecido gorduroso bem mais acentuada do que o grupo que recebeu o placebo, além do fato de que os efeitos da perda de peso duraram por pelo menos nove meses.

Como efeito benéfico adicional, os pacientes que usaram o hormônio do crescimento injetável tiveram melhoras no seu padrão de colesterol, com aumento dos níveis de HDL (o chamado "bom colesterol") em cerca de 19%.

Fonte: The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, Feb. 6, 2004; vol 89: pp 695-701.

Veja mais:

Hormônio de Crescimento, no sangue. Hormônio somatotrófico (STH)
Nova droga para emagrecimento está em pesquisas
O que realmente funciona para perder peso e manter o peso perdido

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários