Notícias de saúde

Uso de vitamina D pode prevenir a artrite reumatóide

15 de Janeiro de 2004 (Bilbiomed). Uma nova pesquisa realizada na Universidade do Alabama em Birmingham divulgada esta semana mostrou que o uso da vitamina D ajuda a proteger mulheres mais velhas contra a artrite reumatóide - uma doença auto imune que ataca as articulações, de causa desconhecida

Na pesquisa, publicada na revista Arthritis and Rheumatism, cerca de 30.000 mulheres com idades entre 55 e 69 anos, participantes no Iowa Women's Health Study, foram acompanhadas por onze anos. Durante o curso do estudo as mulheres foram perguntadas acerca de seus hábitos alimentares, o uso de suprimentos nutricionais, e outros assuntos relacionados à saúde.

Neste período,152 destas mulheres desenvolveram artrite reumatóide. Os investigadores descobriram que as mulheres cuja dieta tinha um conteúdo mais alto de vitamina D apresentaram menor incidência de artrite reumatóide.

Mulheres que ingeriam menos do que 200 unidades internacionais diárias de vitamina D em suas dietas apresentaram uma possibilidade 33% maior em relação ao aparecimento da doença, se comparadas com mulheres que tinham dietas mais ricas nesta vitamina.

Fonte: Arthritis and Rheumatism, January 2004; vol. 50: pp. 72-77.

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários