Notícias de saúde

Quem exatamente pode ser considerado Obeso?

12 de Janeiro de 2004 (Bilbiomed). Os valores exatos dos diversos níveis de classificação através do índice de massa corpórea (IMC) para determinação do sobrepeso e da obesidade podem não ser adequados para todas as populações.

Uma consultoria de especialistas da Organização Mundial de Saúde participou de um debate acerca dos níveis de classificação do IMC nas populações da Ásia, e observou que os asiáticos, de um modo geral, têm uma maior porcentagem de gorduras corpóreas do que pessoas de origem caucasiana da mesma idade, sexo, e IMC.

Além disso, a proporção de pessoas asiáticas com fatores de risco para diabetes de tipo 2 e doenças cardiovasculares é substancialmente menor, se comparados indivíduos com níveis de IMC de 25 kg/m2.

Assim, os limites dos níveis índice de massa corpórea adotados pela Organização Mundial de Saúde no momento não oferecem uma base adequada para a avaliação dos riscos ocasionados pela obesidade e sobrepeso em muitas populações da Ásia. Entretanto, a consultoria da OMC não foi capaz de identificar os níveis que poderiam ser considerados como os mais adequados para enquadrar o sobrepeso e a obesidade nestas populações asiáticas.

A informação foi publicada neste último final de semana na revista Lancet.

 

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários