Notícias de saúde

Células-tronco podem ajudar pacientes com doenças cardíacas

12 de Novembro de 2003 (Bibliomed). Células-tronco retiradas da medula óssea de um paciente vítima de uma crise coronariana podem ser utilizadas para regenerar músculos lesados de seu próprio coração.

Esta é a conclusão de um estudo divulgado ontem nos Estados Unidos durante o congresso da American Heart Association, que está se realizando em Orlando, na Flórida.

O estudo demonstrou que células-tronco adultas, provenientes de cada paciente, ao serem injetadas diretamente no coração, provocavam um novo crescimento muscular, aumentando as suas capacidades cardíacas e físicas. O método poderá converter-se num novo tratamento se os resultados obtidos forem confirmados por um estudo mais amplo.

Na pesquisa, foram avaliados 40 pacientes, 20 dos quais estavam prontos a tentar o tratamento e os outros 20 que formavam um grupo de controle. Três meses após o tratamento, a percentagem de tecido cardíaco danificado na zona estudada passou em média de 33 para 14 por cento, e a fração de sangue ejetado pelo coração passou de 55 para 65 por cento.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários