Notícias de saúde

Sociedade Brasileira de Cardiologia Apresenta Estudo Sobre Drogas Antagonistas de Cálcio

A Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC durante o último congresso realizado na cidade do Rio de Janeiro divulgou um estudo mostrando que as drogas antagonistas de cálcio são consideradas as mais eficazes no tratamento da hipertensão arterial. De acordo com o estudo apresentado, foi estimado que no Brasil existem 16 milhões de pessoas consideradas hipertensas e que somente dois milhões fazem o controle da pressão arterial.

Com base no estudo Insight que foi realizado em Israel e Europa, os médicos constataram que a droga nifedipina oros diminui a pressão arterial e tem menos efeitos colaterais que os diuréticos. Neste levantamento mais de 6 mil pessoas (pacientes entre 55 e 80 anos de idade) foram estudados.

Segundo os recentes levantamentos e estudos, a nifedipina possui a mesma eficácia na redução da morbidade cardiovascular dos diuréticos, sem oferecer o risco de diabetes, diminuir o potássio, como também, elevar o colesterol e o ácido úrico. Embora os diuréticos sejam mais baratos e conseqüentemente mais fáceis de serem adquiridos pela população, os efeitos desses medicamentos geralmente são mais adversos. Além disso, vários especialistas destacam ainda que o uso deste tipo de remédio, leva na maioria das vezes, o abandono do tratamento.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários