Notícias de saúde

Unifesp seleciona voluntários para novo estudo contra câncer de pulmão

24 de Abril de 2003 (Bibliomed). O Grupo Multidisplicinar de Oncologia e a Disciplina de Pneumologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) estão recrutando voluntários para uma pesquisa que busca conhecer a eficácia de um novo medicamento para tratar o câncer de pulmão. O oncologista Hakaru Tadokoro, investigador principal do estudo, explica que o método ainda não foi testado no Brasil, e que ensaios clínicos realizados nos Estados Unidos e Europa mostraram benefícios do medicamento no tratamento do câncer de pulmão.

Podem participar da pesquisa homens e mulheres com idades entre 18 e 70 anos que tenham câncer de pulmão diagnosticado e que não tenham se submetido a nenhum tipo de tratamento quimioterápico. Os interessados têm até o dia 30 de junho para comparecer ao ambulatório de Pneumologia e Oncologia, que fica na Rua Pedro de Toledo, 650, balcão 11, levando seus exames. A triagem será feita às terças-feiras, a partir das 14 horas, quartas-feiras pela manhã e sextas-feiras durante o dia todo. O estudo deve durar 18 meses e os voluntários receberão auxílio para transporte e alimentação.

O câncer de pulmão é o de maior incidência em todo o mundo (12,3%) e também é a causa de morte por câncer mais freqüente. O risco de morte é de 7 a 14 vezes maior entre os fumantes do que entre não-fumantes, por isso o controle do tabagismo é a principal ação para reduzir a incidência desta neoplasia. Atualmente, o tabaco mata cerca de 4 milhões de pessoas por ano no mundo. Se a atual tendência de consumo não for revertida, a Organização Mundial da Saúde estima que, a partir de 2020, a epidemia tabagística será responsável por 10 milhões de mortes por ano, das quais 70% em países em desenvolvimento.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários