Notícias de saúde

Cientista que Descobriu que Infarto não é Causado Somente Pelo Entupimento Total dos Vasos está no Brasil

Está acontecendo no Rio de Janeiro, o Congresso Brasileiro de Cardiologia. Segundo o presidente do IV do Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Denílson Albuquerque, a expectativa deste ano é um número maior de participantes do que no ano passado, além de vários convidados internacionais.

Um dos convidados é o médico norte-americano Victor Dazau que foi o primeiro cientista que detectou o que infarto não é causado somente pelo entupimento total dos vasos . Ele que já tinha anunciado em Boston, Estados Unidos que viria ao Brasil, este mês para participar do Congresso da Sociedade de Cardiologia, já se encontra na cidade.

Professor da Universidade de Harvard, Victor Dzau é um dos mais respeitados nomes da moderna cardiologia mundial. Seus estudos é que levaram à conclusão, hoje cientificamente comprovada, que o infarto do miocárdio não é causado exclusivamente pelo entupimento total dos vasos no coração.

Mais da metade de todos os infartos - e são cerca de 300 mil por ano só no Brasil - são realmente provocados por uma disfunção do endotélio, que é a parede interna dos vasos.

No endotélio surgem como que “buracos” (como se fossem buracos em um gramado ou em um campo de golfe ou de futebol) onde se acumulam sem controle as placas que vão acabar provocando o infarto. Como autoridade mundial em Biologia Vascular, os seus estudos enfocam na maioria das vezes a problemática da hipertensão arterial.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários