Notícias de saúde

Gripes e Alergias

Pacientes lotam clínicas no Rio de Janeiro

O número de pacientes com gripes e alergias aumentou significativamente o que provocou uma superlotação nas clínicas da cidade de Rio de Janeiro. Com a mudança de temperatura provocada pela massa de ar frio, surgiu um maior número de casos de doenças respiratórias na cidade, principalmente rinite alérgica, asma brônquica e pneumonia, além da já tradicional gripe.

Os serviços de pronto atendimento também sentiram o aumento dos casos de doenças respiratórias. Na Clínica Pró-Alérgico, no bairro de Botafogo, por exemplo, a média de atendimentos de pacientes com gripes, alergias e sinusites passou para 50 casos diariamente, em conseqüência da baixa de temperatura, o que leva muitas pessoas a se trancarem em ambientes fechados e com pouca circulação de ar, além do contato com cobertores de lã guardados por muito tempo, normalmente com o acúmulo de poeira e ácaros.

O Instituto Nacional de Metereologia ainda prevê a continuidade do frio na cidade e estima que somente nesta quinta-feira é que a temperatura deve melhorar.

Agentes

Alergia é uma doença que afeta um grande número de pessoas em todo o mundo. Ela não tem cura, mas conhecendo suas formas mais comuns, seus agentes causadores, podemos mantê-la sempre sob controle. Os sintomas que indicam o surgimento das alergias ou a sua presença no organismo são os resfriados constantes, espirros, coceiras, coriza, dores de cabeça e muitos outros.

Vários estudos epidemiológicos demonstram que a incidência de problemas alérgicos aumentou nas últimas duas ou três décadas e está comprovado que este aumento aconteceu em conseqüência dos constantes aumentos da poluição do ar. O aumento da contaminação do ar , principalmente nos grandes centros urbanos e regiões altamente industrializadas contribuiu para o acréscimo das doenças respiratórias. Rinite, asma , enfim qualquer processo alérgico pode ser agravado devido à qualidade do ar. Desde o início deste século, já se havia percebido a relação do quadro alérgico.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários