Notícias de saúde

Hoje é o Dia Mundial sem Tabaco

31 de Maio de 2002 (Bibliomed). "O esporte livre do cigarro" é o lema do Dia Mundial sem Tabaco, comemorado hoje. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para combater o tabagismo, divulgar os males que o cigarro causa à saúde e reduzir o número de fumantes. Segundo o diretor do Instituto Nacional de Câncer (Inca), Jacob Kligerman, neste ano, a idéia é incentivar os jovens a participarem de eventos esportivos e, com isso, evitar a tentação de experimentar o fumo.

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira Comunitária para a Prevenção do Abuso de Drogas (Abraço) e pelo Instituto Vox Populi, divulgada na última terça-feira, durante o I Congresso Internacional de Prevenção ao Tabagismo, em Belo Horizonte, revela que houve uma redução de 11% no número de fumantes no Brasil, desde 1989: de 35 milhões para 31 milhões. A pesquisa ouviu 5,3 mil pessoas, de 16 a 70 anos, entre 2000 e 2001.

O estudo confirma a tendência também apontada por dados da Receita Federal, que registram queda de 30% no consumo per capita de cigarros entre 1989 e 2000, já incluindo a estimativa de cigarros vindos do contrabando e da falsificação.

O Inca atribui a redução às medidas de controle do tabagismo no Brasil, como a lei aprovada em 27 de dezembro de 2000 que restringe a propaganda de cigarro à parte interna dos pontos de venda, por meio de pôsteres, painéis e cartazes. Outra iniciativa é a veiculação de fotografias de impacto nos maços de cigarro, que mostram pacientes com câncer de pulmão, bebês prematuros e casais com problemas sexuais.

Apesar do número de fumantes estar diminuindo, dados da OMS revelam que 80 mil adolescentes começam a fumar, a cada dia, nos países em desenvolvimento, incluindo o Brasil.

Especialistas temem que o número de adeptos ao tabagismo volte a crescer. Para evitar que isso aconteça, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) também entrou na luta contra o fumo. Durante a Copa do Mundo, será proibido fumar nos estádios. Além disso, campanhas de esclarecimento sobre os perigos do tabaco serão veiculadas durante os jogos. Sites relacionados

- Instituto Nacional de Câncer (Inca) - www.inca.gov.br

- Associação Brasileira Comunitária para a Prevenção do Abuso de Drogas (Abraço) -www.abraco.com.br

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários