Notícias de saúde

Cientistas Revelam Teste Rápido Para Detectar Meningite

Por Patrick White

QUEBEC, Canadá (Reuters) - Pesquisadores canadenses anunciaram o desenvolvimento de um teste ultra-rápido para detectar a bactéria da meningite em mulheres grávidas durante o parto e prevenir a morte ou a doença grave em recém-nascidos.

O grupo B da bactéria "Streptococcus" pode causar morte, cegueira, retardo mental e meningite no recém-nascido, assim como infecções no útero da mulher grávida. Os recém-nascidos podem tornar-se infectados durante o parto, portanto as mulheres grávidas devem ser examinadas para detectar o Streptococos B durante as últimas semanas de gravidez. Mulheres infectadas podem ser tratadas com antibióticos para reduzir o risco de transmissão da infecção.

O teste, que será publicado no New England Journal of Medicine, irá reduzir o tempo de espera dos resultados de testes de meningite para 30 a 45 minutos, tempo este que eram anteriormente de 36 a 48 horas, disse o Dr. Michel Bergeron, da Universidade de Laval, na cidade de Quebec. Um teste rápido deveria ser usado no início do trabalho de parto, o que poderia prevenir a necessidade de exame e também reduzir a necessidade do uso de antibióticos, de acordo com os pesquisadores.

O Dr. Bergeron disse que a nova técnica, resultado de 15 anos de estudo, é baseada no DNA, ao contrário dos testes de microbiologia convencionais que colhem amostras que, depois, são cultivadas em líquido. O teste vaginal e anal é feito em mulheres durante o trabalho de parto e identifica a bactéria entre milhares de outras. Uma solução rompe a bactéria e extrai o DNA.

Segundo o Dr. Bergeron, a nova técnica foi testada em 112 mulheres no Canadá e leva de 30 a 45 minutos para identificar o DNA da bactéria.
"Isso é revolucionário e essa é a primeira demonstração clínica do uso de um ensaio como este. Esperamos prevenir a meningite em recém-nascidos e infecções em mães". A bactéria da meningite afeta 0,6 por cento das crianças nascidas na América do Norte, causando 2.000 infecções graves e 100 mortes em recém-nascidos.

Normalmente, a infecção do recém-nascido tem início entre as primeiras 24 horas após o nascimento. Ele avalia que o teste pode reduzir, consideravelmente, a necessidade de antibióticos.

Fonte: The New England Journal of Medicine 2000;343:175-179,209-210.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários