Publicidade

Notícias de saúde

Parar de fumar reduz as complicações após cirurgias

Belo Horizonte, 22 de Janeiro de 2002 (Bibliomed). Apesar de tudo que se sabe sobre os benefícios de se parar de fumar, você ainda precisa de um motivo adicional? Pesquisadores relatam que parar de fumar cerca de 2 meses antes de uma cirurgia diminui o risco de complicações pós-operatórias.

O cigarro aumenta o risco de complicações pós-operatórias devido a suas ações sobre os pulmões, sistema cardiovascular, cicatrização e sistema imunológico. Para verificar se a redução ou abandono do hábito apresentava alguma melhora no risco de complicações, os pesquisadores selecionaram 120 fumantes para receber aconselhamento e tratamento antitabagista 6 a 8 semanas antes de realizarem uma cirurgia programada nos quadris ou joelhos.

As diferenças entre os fumantes e aqueles que reduziram o número de cigarros para pelo menos metade do número anterior ou que pararam de fumar é bastante visível: 52% dos fumantes apresentaram alguma complicação, enquanto apenas 18% dos que reduziram ou interromperam o hábito tiveram algum tipo de complicação. A melhora se deu principalmente sobre a cicatrização da ferida cirúrgica. Além disto, aqueles que diminuíram ou pararam de fumar permaneceram menos tempo no hospital e foram menos propensos a ter de realizar uma segunda cirurgia para resolver o problema. Isto, além de ser bom para os pacientes, é bom para o sistema de saúde, porque reduz o custo do tratamento.

Estima-se hoje que cerca de um terço dos pacientes que se submetem a uma cirurgia são fumantes. Se todos estes fumantes conseguissem diminuir ou parar de fumar antes de serem operados, os benefícios individuais e coletivos seriam consideráveis e além das vantagens para a cirurgia, é possível que alguns indivíduos que pararam de fumar durante este período continuarão sem fumar, evitando contrair as doenças comuns entre os tabagistas, como doença coronariana, enfisema pulmonar e bronquite crônica.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: