Notícias de saúde

Tratamento de hipertensos será padronizado no Brasil

Belo Horizonte, 08 de Janeiro de 2002 (Bibliomed). A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) irá padronizar o atendimento e o tratamento do hipertenso em todo o Brasil, a partir de 2002, segundo o seu presidente eleito, o Dr. Juarez Ortiz.

A hipertensão arterial é uma doença com alto índice de mortalidade e morbidade, uma vez que provoca outras doenças e atinge outros órgãos, como rins e cérebro. Esta padronização – chamada pelos médicos de diretriz, deverá aperfeiçoar os serviços prestados em consultórios, clínicas e hospitais, além de melhorar a qualidade de vida do doente.

Na opinião do Dr. Juarez Ortiz, a medida poderá ainda baratear os custos, dando ênfase à prevenção. A idéia é adotar procedimentos aceitos internacionalmente, abolindo exames desnecessários e garantindo a realização dos procedimentos essenciais.

A padronização tem várias etapas e envolve estudos e levantamentos de várias instituições da área médica. Os resultados serão divulgados para os médicos de todo o país.

O novo presidente da SBC, que tomou posse no Rio de Janeiro na Academia Nacional de Medicina, no dia 04 de janeiro, planeja definir aproximadamente 30 diretrizes por ano, beneficiando pacientes e médicos de diferentes especialidades. A Sociedade Brasileira de Cardiologia é a maior instituição representativa de uma especialidade médica com 8 mil sócios.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários