Notícias de saúde

Ministério da Saúde Analisa Denúncias Contra o SUS

Um desvio que gira em torno de R$ 2,5 milhões. Esta foi a conclusão que o Ministério da Saúde obteve como resposta das cartas recebidas por milhares de pessoas, ou mesmo as denúncias recebidas pelo Sistema do Disque Saúde. Embora não sejam contabilizadas apenas avaliações negativas, do total mais de 3 mil elogiaram o sistema de saúde e mais de 1500 fizeram reclamações . A grande maioria dos usuários do Sistema Único de Saúde denunciou que foram cobradas internações que não foram efetivadas ou foram obrigados a pagar duas vezes pelo mesmo atendimento.

Os relatos de fraudes foram feitos através das respostas de 1,5 milhão de cartas enviadas pelo ministério aos usuários dos SUS desde março de 1999. O seu objetivo era verificar como os usuários do sistema tinham recebido o tratamento que o hospital credenciado cobrou do Ministério da Saúde, além de fornecer subsídios para a avaliar a assistência prestada. Até o momento, apenas quase 200 cartas foram apuradas, sendo que houve uma confirmação de 131 casos.

Os hospitais que cobraram atendimento deverão fazer o ressarcimento do dinheiro pago, mediante a apresentação da carta do ministério. Os hospitais por sua vez também deverão ressarcir o SUS. Os estados com os maiores relatos de fraude foram Amazonas, Goiás, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraíba.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários