Notícias de saúde

Cartão Nacional de Saúde vai atender 10,5 milhões em Minas Gerais

Belo Horizonte, 03 de Outubro de 2001 (Bibliomed). Cerca de 10,5 milhões de pessoas deverão ser cadastradas no programa do Cartão Nacional de Saúde, dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em Minas Gerais. A estimativa é da Superintendência de Planejamento e Coordenação da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.

Esse número representa 60% da população do Estado e atende à previsão do Ministério da Saúde. O cartão do SUS foi lançado em Minas no dia 5 de julho e, em apenas dois meses, o programa obteve a adesão de 851 municípios.

A nova preocupação da Secretaria de Saúde, entretanto, se relaciona à receptividade e colaboração da população com o programa. O objetivo é conscientizar a todos para receber bem os cadastradores do Cartão Nacional do SUS em suas residências, tendo à mão todos os documentos das pessoas que moram na casa.

Com o Cartão Nacional, os usuários do SUS, além de continuarem a utilizar os serviços de saúde, também terão seus prontuários médicos disponibilizados para qualquer unidade médico/hospitalar do País. Através da utilização da tecnologia, será possível a prestação de um serviço mais ágil e individualizado para cada cidadão.

O programa facilitará o gerenciamento de gastos, permitindo um melhor acompanhamento da quantidade e dos tipos de atendimento efetuados, com conseqüentes reflexos na eficiência do atendimento. O Cartão do SUS permitirá ainda que o pagamento dos serviços executados seja feito onde ocorreu o atendimento ao usuário.

Com a adesão total dos municípios mineiros, a realização do registro dos usuários torna-se também mais rápida. O trabalho de cadastramento em domicílio, em andamento em muitas cidades, ajudará na implantação do Cartão, prevista para o ano que vem.

Belo Horizonte, que possui uma população superior a 2,5 milhões de habitantes, já integra o projeto piloto do Cartão Nacional e, através do programa, poderá tornar mais acessíveis os serviços públicos de saúde da cidade.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários