Notícias de saúde

Esquizofrenia lidera gastos do SUS com internações de saúde mental

Belo Horizonte, 17 de Agosto de 2001 (Bibliomed). A esquizofrenia é a doença mental que mais gera gastos com internações no Estado de São Paulo. O Sistema Único de Saúde (SUS) pagou cerca de R$ 222 milhões em 1998 por hospitalizações de esquizofrênicos, o correspondente a 2,2% do total de despesas no Estado com saúde em geral naquele ano.

Os dados são de um estudo da psiquiatra Raquel Jales Leitão, médica do Programa de Esquizofrenia, da Escola Paulista de Medicina da Unifesp. Na opinião da pesquisadora, é muito importante diagnosticar a doença e iniciar o tratamento cedo, medida que pode evitar internações.

Na época do estudo, cerca de 177 mil pacientes esquizofrênicos utilizavam a rede pública de saúde de São Paulo – 6% internados e 23% em tratamento ambulatorial. A grande maioria, 71%, não seguia tratamento regular. Uma minoria (6%) era responsável por 80% dos gastos.

Nesse grupo, 2,3% eram "moradores dos hospitais" e 3,7% se internavam regularmente. "Existem hoje medicamentos de última geração que permitem a reinserção do paciente na sociedade, alguns financiados pelo governo", ressaltou a médica.

A esquizofrenia atinge aproximadamente 1% da população mundial. Pertencente ao grupo das psicoses, é caracterizada por alterações emocionais, de conduta e intelectuais, além de relação pobre com o meio social, desorganização do pensamento, alucinações auditivas, entre outros sinais.

A Associação Brasileira de Psiquiatria desenvolve, com objetivo de acabar com o preconceito aos portadores de sofrimento mental, o projeto “Saúde e Cinema”, ligado à campanha "Cuidar Sim, Excluir Não" da Organização Mundial da Saúde.

Na semana passada, foi exibido o filme "Shine" (Brilhante), do australiano Scott Hicks, no auditório do Masp, em São Paulo. O filme ajuda a entender a esquizofrenia.

No dia 23, o evento será repetido no Rio de Janeiro, no cinema Estação Paço Imperial, na Praça Quinze, 48. Até o final do ano, estão previstas exibições de outros filmes com temas ligados a diferentes doenças mentais em várias cidades brasileiras.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários