Notícias de saúde

Exames oftalmológicos podem evitar perda visual

Belo Horizonte, 09 de Julho de 2001 (eHealthLA). Existem cerca de 40 milhões de cegos no mundo. Os médicos acreditam que mais de dois terços desses casos poderiam ser evitados. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, pelo menos 30% das crianças têm baixa acuidade visual e 40% dos idosos também enxergam mal.

A maior parte das doenças que atacam a visão pode ser prevenida e tratada, mas para isso é necessário que seja detectada a tempo. "O exame oftalmológico e a educação são fundamentais para garantir a saúde visual. Muitos dos problemas de visão levam as crianças à repetência escolar e os adultos a perderem sua capacidade de trabalho", avalia o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Dr. Marcos Ávila.

Entre os distúrbios de visão mais comuns está a miopia, dificuldade de enxergar objetos a longa distância. Calcula-se que existam 16 milhões de míopes no Brasil.

Outras doenças, se não identificadas precocemente, podem levar à cegueira. A catarata senil, por exemplo, tem maior incidência em pessoas acima de 65 anos e atinge mais de 50% dessa população. É possível, no entanto, reverter a perda visual, quando não se tem outras doenças associadas, através de uma cirurgia.

A degeneração macular senil também tem sido alvo da atenção dos oftalmologistas. Essa doença — que já é considerada a maior causa de perda da visão entre as pessoas de mais de 65 anos no Ocidente — caracteriza-se pelo aparecimento de manchas na retina, iguais às que surgem no dorso das mãos das pessoas idosas.

Já o glaucoma é causado por diversos fatores. Entre eles, a elevação da pressão ocular. A doença costuma ocorrer de forma assintomática e apenas o exame oftalmológico periódico e cuidadoso permite seu diagnóstico. O tratamento precoce é, em geral, eficaz para prevenir a cegueira.

“Uma grande parcela da população brasileira desconhece os cuidados preventivos básicos em oftalmologia. A procura pelo especialista só acontece tardiamente, por volta dos 40 anos de idade, quando surgem os primeiros sinais de vista cansada”, diz Marcos Ávila.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários