Notícias de saúde

Saúde faz campanha para vacinar idosos e população indígena

São Paulo, 20 de abril de 2001 (eHealthLA). O Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais, vai vacinar contra gripe, tétano e difteria a população a partir dos 60 anos de idade, em todo o País, de 23 de abril a 04 de maio.

Este é o terceiro ano consecutivo em que o Ministério realiza a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. No sábado, os postos de vacinação continuarão funcionando para atender aos idosos, em especial aqueles que têm dificuldade de locomoção e dependem de outras pessoas para sair de casa.

A meta é vacinar, no mínimo, 70% da população a partir dos 60 anos contra a gripe, o que equivale, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a 9,1 milhões de pessoas. O total de pessoas nesta faixa etária, no Brasil, é de 13,1 milhões.

A vacina está disponível em todos os postos de saúde e é gratuita.Idosos hospitalizados ou internados em casas geriátricas serão visitados por equipes volantes de vacinação e também tomarão a vacina contra pneumococo (causadora da pneumonia bacteriana), desde que não tenham sido vacinados nos últimos cinco anos, além da vacina contra a gripe e da dupla adulto, que protege contra tétano e difteria.

Segundo dados do Ministério, com a campanha de vacinação, reduzem-se as internações hospitalares de idosos por complicações da gripe, além de diminuir a incidência de pneumonia e de tétano. Serão distribuídas 14 milhões de doses da vacina contra influenza (gripe), além de 18 milhões de doses da vacina dupla adulto, que protege contra tétano e difteria, e 600 mil doses contra pneumococo.

População indígena

No dia 23 de abril também será iniciada a vacinação contra gripe, tétano, difteria e pneumococo dos índios do Brasil. A meta é vacinar a população indígena, dentro das faixas etárias de cada vacina.As aldeias de difícil acesso serão atendidas pela Operação Gota, parceria firmada entra a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Aeronáutica.

O planejamento da Operação para este ano foi feito, em fevereiro, por representantes da coordenação geral do Programa Nacional de Imunização - PNI, das coordenações estaduais do programa, dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) e oficiais do Comando da Aeronáutica, em Manaus.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários