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Parceria dará suporte a pacientes com rinite

São Paulo, 17 de Abril de 2001 (eHealthLA). A Unidade de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas, de São Paulo, e o Laboratório Biosintética fizeram uma parceria para evitar o abandono de tratamento por parte dos pacientes de rinite que são atendidos no hospital.

O acordo vai permitir a informatização dos prontuários dos pacientes, a realização de pesquisas científicas e definição de novas estratégias de atendimento.

Adesão ao Tratamento

Cerca de 20% da população brasileira (30 milhões de pessoas) sofre de rinite alérgica, doença que atinge entre 20 a 30% da população mundial.

A rinite é uma das causas constantes de faltas ao trabalho e, muitas vezes, o simples uso do medicamento não é suficiente para controlar a doença.

“Assim, esta parceria é um complemento ao trabalho da equipe médica, esclarecendo dúvidas básicas dos portadores da doença e seus familiares”, afirma Dr. João Ferreira de Mello Jr., especialista em otorrinolaringologia, chefe do Grupo de Rinite do Hospital das Clínicas.

Banco de Dados

Aproximadamente 2.000 pacientes com rinite são atendidos anualmente pela Unidade de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas, maior centro de referência da América Latina.

Pelo acordo, o hospital montará um ambiente com terminais de computador para pesquisas pela internet e informatização dos dados cadastrais e clínicos dos portadores de rinite, permitindo a criação de um banco de dados.

Um funcionário da Biosintética sistematizará as informações dos prontuários e prestará assessoria aos médicos. Isso facilitará o trabalho de médicos, pesquisadores e cientistas que poderão, em poucos minutos, fazer um levantamento de vários aspectos de pacientes com rinite, obtendo dados valiosos para o controle da doença.

“Essas pesquisas permitirão reavaliar e aperfeiçoar estratégias de atendimento”, diz o Dr. Aroldo Miniti, titular da Disciplina de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas.

Os pacientes terão, ainda, acesso à equipe do Biosintética Assistance, serviço pioneiro no Brasil no suporte a pacientes, integrado por profissionais de farmácia, nutrição, enfermagem, psicologia e fisioterapia.

O serviço, que pode ser utilizado por telefone (0800.151036) ou pela Internet (www.riniteassistance.com.br), fornece informações sobre a doença e esclarece dúvidas sobre o tratamento.

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