Notícias de saúde

Cresce o Número de Casos de Malária no Brasil

Segundo informações do Ministério da Saúde, o número de casos de malária cresceu quase 34% entre os anos de 98 e 99. Fato que obrigou o Governo a estabelecer um plano para intensificar ações para combater, controlar e reduzir a doença em até 50%, nos próximos três anos.

O Governo Federal deverá investir recursos na ordem de R$ 140 milhões . Serão contratados 1500 agentes comunitários e 200 equipes do programa Saúde da Família para atender 254 municípios da região norte do país, considerados de alto risco.

Os maiores índices de crescimento aconteceram nos estados do Acre e Maranhão, embora o maior número de casos está no Pará. Nos estados de Rondônia, Tocantins e Mato Grosso foi reduzida a incidência de casos.

A conseqüência do aumento de casos pode estar diretamente ligada aos constantes desmatamentos acontecidos naquela região, a retirada da mata nativa que está dando lugar a vários tipos de plantações. Com isto, acontece maior exposição da terra, o que facilita a proliferação do mosquito parasita causador da doença.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários