Notícias de saúde

Ministério da Saúde Fiscaliza Hospitais Psiquiátricos

O Ministério da Saúde vistoriou em torno de vinte clínicas psiquiátricas em sete estados do Brasil. O objetivo foi realizar uma auditoria para verificar as condições de funcionamento, além de analisar de forma rigorosa o consumo de medicamentos nestas instituições já que o relatório parlamentar da Câmara de Deputados, indicou o uso excessivo de medicamentos.

Em Minas Gerais foram auditadas as clínicas psiquiátricas Pinel, em Belo Horizonte, Serra Verde em Vespasiano e as clínicas Mantiqueira e Xavier em Barbacena. No estado da Bahia, foi visitada a Clínica São Paulo e em Pernambuco, o Hospital Custódia de Itamaracá. Todos tiveram pedidos de intervenção no sentido de evitar maiores danos aos pacientes. Embora a situação das instituições psiquiátricas em Minas Gerais confirme irregularidades, a situação ainda é melhor do que nos outros estados.

Em Barbacena, na Clínica Mantiqueira, de acordo com o relatório dos deputados foram constatados o bom estado de conservação do prédio e um serviço terapêutico considerado moderno, além de um programa que realiza transferências de pacientes para lares abrigados. A maior crítica foi à questão do binômio: doença mental e abandono social.

Já em Vespasiano, a situação encontrada foi o inverso, como a inadequação do prédio, baixa qualidade da alimentação, abusos de medicamentos e ainda pacientes com alta que permaneciam internados. Em Belo Horizonte, a Clínica Pinel está respondendo a processo judicial por cárcere privado, além de total falta de adequação da área e reclamação constante dos pacientes.

O relatório foi feito pela Comissão de Direitos da Câmara dos Deputados, em Brasília, conforme determinação do Ministério da Saúde.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários