Notícias de saúde

Canadá Teme Contaminação de Mulher Com Vírus do Ebola

08 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). - Autoridades de saúde canadenses temem que uma mulher doente que chegou a Toronto no sábado, proveniente de um país da África central e que está isolada em um hospital de Hamilton, possa ser a primeira pessoa na América do Norte a estar infectada com o vírus mortal Ebola.

Os médicos ainda não tinham um diagnóstico preciso da mulher na tarde de terça-feira. Ela voou da República Democrática do Congo para Toronto, via Nova York.

Ela foi admitida no Hospital Henderson, em Hamilton, na noite de domingo com sintomas "graves".

O Ebola, que aparece 21 dias depois do contato com o vírus, surgiu pela primeira vez no ex-Zaire. Não existe cura conhecida para a doença. A maioria das vítimas morre de choque, depois de dias de febre, dores no peito, vômitos e hemorragia generalizada.

"Ainda não temos um diagnóstico. Estamos usando ainda a pior hipótese possível devido a seu histórico de viagem", disse Mark Loeb, especialista em doenças infecciosas da Hamilton Health Sciences Corp.

Autoridades de Hamilton, uma cidade de 360.000 habitantes a cerca de 60 quilômetros a oeste de Toronto, disseram que as amostras do sangue da mulher foram enviadas a um laboratório especial em Winnipeg na segunda-feira e também foram encaminhadas aos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, em Atlanta, Estados Unidos.

As autoridades de saúde disseram que provavelmente ela teve "contato próximo" somente com duas pessoas depois que seus sintomas se manifestaram, o que aconteceu somente depois de sua chegada em Hamilton.

"Estamos convencidos agora de que ela não ficou doente até depois de sua chegada a Hamilton. Isso é uma sorte, pois significa que não existe risco durante a viagem" disse Monir Taha, do Departamento de Saúde Pública.

"Das doenças mais graves que estamos considerando, elas são difíceis de serem transmitidas de uma pessoa a outra...elas precisam ser expostas ao sangue ou outras secreções", explicou Taha.

Loeb afirmou que os resultados do teste devem sair na quinta-feira e podem mostrar qualquer coisa desde uma infecção bacteriana como meningite até febre hemorrágica como Ebola.

Nunca nenhum caso humano de Ebola foi registrado na América do Norte.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários