Notícias de saúde

Grã-Bretanha Convoca Reunião Sobre Escândalo de Órgãos

07 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). O Secretário de Saúde britânico, Alan Milburn, convocou um encontro de emergência com profissionais médicos para restabelecer a confiança pública nos transplantes de órgãos, após um escândalo envolvendo crianças, afirmaram autoridades de saúde no domingo.

Os britânicos foram ultrajados no mês passado com um relatório governamental detalhando como os patologistas do Hospital Alder Hey, em Liverpool, removeram sistematicamente órgãos e outras partes do corpo de 2.000 crianças mortas sem o consentimento dos pais.

Cirurgiões alertaram que o temor e a reação públicos após o relatório levaram a uma queda significativa no número de doação de órgãos para transplantes.

Milburn vai se encontrar com cirurgiões, organizações de transplantes e associações médicas em um esforço para encontrar formas de restabelecer a confiança no programa de transplantes.

"Nosso objetivo é manter a confiança no programa e garantir que as pessoas se sintam tranquilas de que serão tratadas com dignidade e respeito", disse Milburn ao jornal Independent no domingo.

Milburn vai avaliar a possibilidade de se fazer um apelo aos empregadores para inclusão de cartões de doação de órgãos nos envelopes com recibo de pagamento dos empregados para incentivar uma maior participação no programa de transplantes.

Magdi Yacoub, um importante cirurgião cardíaco, disse que não foi realizada nenhuma operação de transplante de órgãos no Hospital Real Brompton, um dos principais centros de transplantes, desde que o relatório foi divulgado na semana passada.

"Quase com certeza, um grande número de pacientes vai morrer se essa tendência continuar", destacou Yacoub, de acordo com o Times.

Dick van Velzen, o patologista holandês no centro do escândalo em Alder Hey, teve seu registro médico suspenso na Grã-Bretanha na sexta-feira.

Van Velzen disse ao Times que ele está sendo um bode expiatório e que outras dezenas de profissionais de saúde também estão envolvidas no processo de remoção de órgãos sem autorização.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários