Notícias de saúde

África do Sul Decide Fornecer Droga Anti-Aids a Gestantes

31 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). As gestantes sul-africanas infectadas com HIV terão acesso à droga anti-Aids nevirapina em todas as províncias do país, com a medida o governo voltou atrás de sua relutância no fornecimento da droga.

Autoridades do Departamento de Saúde disseram que o governo aumentou o número de hospitais e clínicas onde as mulheres infectadas com HIV podem receber nevirapina, fabricada pelo laboratório Boehringer-Ingelheim como o nome de Viramune, para 22 dos dois que estavam envolvidos em ensaios clínicos.

"Estamos ocupados estendendo muito além o número de clínicas que tínhamos antes", disse Jo-Anne Collinge, porta-voz do Departamento de Saúde.

"Haverá um mínimo de dois locais em cada província e em alguns casos haverá locais compostos, um grupo de clínicas em torno dos hospitais", acrescentou Collinge.

Collinge e Celicia Serenata, diretora do programa de HIV/Aids do Departamento de Saúde, afirmaram que o governo está expandindo o projeto de nevirapina como parte de uma "pesquisa operacional" para analisar como ele pode ser implantado em todo o país.

De acordo com Serenata, a fase de pesquisa operacional de dois anos vai custar ao governo sul-africano cerca de 3,18 milhões de dólares ao ano e 20.000 gestantes infectadas com HIV devem se beneficiar do programa anualmente.

A nova medida representa uma vitória frente à resistência do governo em fornecer nevirapina a gestantes no setor de saúde pública devido a custos e falta de infra-estrutura para administrar o programa adequadamente.

A decisão segue-se a uma aprovação condicional de autoridades de medicamentos do governo em dezembro para o uso de nevirapina para reduzir a transmissão de mãe para filho do HIV/Aids.

A África do Sul possui uma das maiores taxas de infecção com HIV, o vírus que causa Aids. Cerca de 4,2 milhões de sul-africanos, ou um em dez, vivem com HIV/Aids. Cerca de 5.000 bebês com HIV positivo nascem a cada mês, infectados por suas mães ao nascimento ou logo depois.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários